Tikkun Haklali

15/06/2015 23:01
O Tikkun HaKlali consiste em dez Salmos nesta ordem: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137 e 150. Cada ponto é precedido por um desejo de expressar um ponto de ligação aos tsadikim de todas as gerações, especialmente Rebe Nachman.
 
O recital dos dez Salmos é seguido por uma oração composta por Reb Noson (Nathan de Breslov), é acima de tudo discípulo do Santo Rebe, pedindo a HaShem o perdão dos pecados.
 
História
 
Em 1805, Rebe Nachman revelou a existência de uma retificação de todos os pecados, em particular o pecado do desperdício da semente. Naquela época, ele afirmou que os dez Salmos serviriam como uma retificação, uma vez que correspondem a expressões de dez músicas e louvores em que o Livro dos Salmos é baseado. 


Estes dez tipos de música são: 


AshreiBerachaMasquilNitzuachShirNiggunMizmortefillaHoda'ah e Halleluyah. Nessa lição, Rebe Nachman explica como algumas dessas expressões estão em oposição direta à kelipah (forças do mal) e, portanto, têm o poder de extrair a semente desperdiçada do reino da iniqüidade.
 
O principal ensinamento do Rebe Nachman Tikkun HaKlali foi dada em Shavuot 5566 (23 de maio de 1806). No entanto, ele não revelou os dez Salmos específicos do Tikkun HaKlali até abril de 1810. Naquela época, Rebe Nachman revelou os dez Salmos específicos para dois de seus discípulos mais próximos, o rabino Aharon de Breslov e o rabino Naftali de Nemirov, tornando-os testemunhas de um voto sem precedentes:
 
"testemunho de minhas palavras: Quando meus dias se findarem e eu deixar este mundo, eu ainda vou interceder para qualquer um que chegar a minha sepultura, dizer esses dez Salmos, e dá tsedacá. Não importa o quão grande são suas transgressões, eu farei tudo ao meu alcance, medindo o comprimento e a largura da criação para purificar e protegê-lo.
 
"Estou muito otimista em tudo o que eu digo. Mas eu sou o mais positivo em relação ao grande benefício desses dez Salmos.
 
"Estes são os dez Salmos: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137, 150.
 
"Esta é a solução geral. Existe um remédio específico para cada pecado, mas esta é a solução geral.
 
"Vá para fora e espalhe o ensino dos dez Salmos a todos os homens.
 
"Pode parecer uma coisa fácil de dizer esses dez Salmos. Mas ele realmente será muito difícil na prática." 
 
Na lição de acompanhamento, no qual enumeradas e discutidas as alusões dos dez Salmos específicos, Rabi Nachman afirma:
 
Saibam que os dez Salmos que uma pessoa deve recitar no mesmo dia que ele tenha uma experiência impura, que HaShem não permita, são: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137, 150. Estes dez Salmos são um remédio muito grande para esse problema. Aquele que é digno de dizê-los no mesmo dia não precisa ter mais receio da terrível mancha causada por emissões impuras, porque tem decisivamente foi corrigida por esta solução sem qualquer dúvida.
 
Significado Místico
 
Tikun HaKlali é baseado na idéia da Brit (Aliança) que HaShem fez com o povo judeu. Em troca de lealdade absoluta a Ele por parte da nação, HaShem prometeu ser o seu Elohim e dar-lhes a terra de Israel como herança ( Bereshit - Gênesis 17:7-8).


Como sinal desta Aliança, HaShem ordenou a Avraham Avinu para realizar a mitzvá de brit milá (circuncisão):


"Esta é a minha aliança que guardareis entre mim e ti e a tua descendência depois de ti: Todo o homem entre vós será circuncidado E vós será circuncidado na carne do seu prepúcio, e será um símbolo de um pacto entre mim e você. " (Bereshit - Gênesis 17:10-11)
 
Ao escolher este órgão específico de suportar o sinal da Aliança, HaShem indicou o tremendo poder do órgão sexual. Quando ele é usado para a procriação no contexto do casamento, o órgão sexual é elevado e o homem torna-se um parceiro de Kadosh Baruch Hu na criação. Mas quando ele é usado para gratificação pessoal, que distancia a pessoa de HaShem, os deixam insatisfeitos, frustrados e deprimidos. Rebe Nachman ensinou que a antítese da uma alegria deve sentir-se, unindo-se a um parceiro de casamento e realizando todas as outras mitsvot de HaShem é a depressão, um estado que está no domínio de Lilith , o nome da kelipah associada a falta de santidade.
 
O Tikkun HaKlali vem para corrigir o pecado de mau uso do órgão sexual e, por extensão, desfaz os sentimentos raiz da depressão, que estão na profundeza de qualquer pecado. Ele faz isso através do poder dos Salmos (Tehilim, em hebraico), que são canções de louvor e de alegria em HaShem.
 
A palavra Tehilim tem a mesma gematria como à palavra Lilith (com cinco unidades adicionadas para cada uma das letras de Lilith). Além disso, a palavra Tehilim tem a gematria ainda os dois nomes de HaShem, El e Elohim, que têm o poder de liberar a semente da kelipah. Assim, ao recitar estes dez Salmos, a semente desperdiçada é liberada das forças do mal e de retificação está completa.  Video completo Tikkun Haklali: www.youtube.com/watch?v=PaZKfzCXQsU